Na tarde desta quinta-feira (20), servidores do Centro Pop de Rondonópolis participaram de uma capacitação de primeiros socorros, motivada pela crescente necessidade de atendimento emergencial aos assistidos pelo espaço. A formação teve como foco as ocorrências frequentes, como convulsões e crises de abstinência, que acontecem quase diariamente no local.
O treinamento foi ministrado pela médica Luciana Horta, com vasta experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que orientou os servidores sobre como agir rapidamente em casos de acidentes ou mal súbito. A especialista abordou temas como a maneira correta de acionar o SAMU, como lidar com engasgamentos – uma situação comum – e as atitudes que podem ser tomadas para ajudar enquanto o atendimento especializado não chega.
“São situações, por exemplo, de como acionar o SAMU, de como proceder em caso de engasgo, algo frequente, e o que fazer para ajudar até a chegada do SAMU”, explicou Luciana Horta.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, sob a liderança da secretária Alessandra Cróco Ferreira, que convidou a equipe do Samu para ministrar o treinamento. A secretária destacou a importância da capacitação, especialmente considerando que o Centro Pop atende muitas pessoas em situação de rua, incluindo usuários de substâncias químicas.
“Como o Centro Pop é frequentado também por usuários, às vezes, em momentos de abstinência, não sabemos como lidar com a situação. Esse treinamento é fundamental para garantir um atendimento adequado e eficiente”, comentou Alessandra.
O Centro Pop é um espaço de acolhimento e apoio à população em situação de rua, oferecendo assistência humanitária, apoio psicossocial e serviços essenciais para enfrentar os desafios enfrentados por essas pessoas.
O post Servidores do Centro Pop de Rondonópolis passam por capacitação em primeiros socorros apareceu primeiro em Burburinho MT.