• março 7, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), acompanhada pela secretária de Saúde, Deisi Bocalon, recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a visita do Promotor de Justiça Milton Matos, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), do Promotor Carlos Henrique Richter, da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, e do deputado Carlos Avalone, no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG).

A prefeita destacou que, logo após assumir a prefeitura e empossar o secretariado no dia 2 de janeiro, seu primeiro compromisso foi realizar uma visita técnica ao pronto-socorro. “Naquela ocasião, registramos inúmeros problemas, desde os estruturais, aos de gestão. Conversamos com médicos e pacientes, vimos muitas pessoas internadas em corredores, e salas fechadas por conta de infiltração e mofo. Desde aquele dia, assim como o fornecimento de água, a saúde se tornou prioridade nessa gestão e passamos a correr atrás de parcerias e recursos. Em cerca de 30 dias, após a nossa posse, a realidade da unidade era outra, sem pacientes pelos corredores.”

Durante a visita, os representantes percorreram o pronto-socorro para avaliar o atendimento oferecido e a infraestrutura da unidade, que, embora tenha recebido melhorias recentemente, ainda carece de vários investimentos.

O promotor Milton Matos comentou que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande fazem parte de uma rede integrada e precisam caminhar juntos. “É importante conhecer a realidade e potencialidade de serviços que são oferecidos por Várzea Grande, para a gente poder ajudar de alguma forma a gestão da cidade, como também de Cuiabá, para buscar soluções à saúde da baixada. Cuiabá não vive sem Várzea Grande e vice-versa. As duas cidades estão conectadas e é importante que a gente conheça todos os serviços e potencialidades dos dois municípios.”

O promotor também ressaltou que, embora haja muito a ser feito no pronto-socorro, reconhece os esforços da prefeita Flávia Moretti e da secretária Deisi Bocalon em buscar soluções, habilitar serviços, atrair recursos e melhorar a saúde da cidade.

O promotor Carlos Henrique Richter, de Várzea Grande, destacou que tem acompanhado as condições do pronto-socorro e que, ao retornar ao local a convite da secretária Deisi, percebeu os avanços na gestão. “Estive aqui em novembro do ano passado e hoje, vejo o esforço da atual gestão em melhorar os problemas. A estrutura é bastante antiga e precisa de reformas para garantir boas condições de trabalho aos médicos e atendimento aos pacientes. Percebemos que o número de pacientes nos corredores diminuiu consideravelmente, e, embora o fluxo seja grande, constatei uma melhora na superlotação.”

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) elogiou, especialmente, o conhecimento técnico da secretária Deisi Bocalon, da sub-secretária Érika Carvalho e de toda a equipe. Ele afirmou que, ao contrário do que imaginava, o pronto-socorro está bem cuidado. “Vi que existe um conhecimento muito grande por parte da secretaria. A prefeita acompanhou a visita e demonstrou grande apoio à equipe de Saúde, o que facilita a parceria. Vamos trabalhar juntos para ajudar nossa querida Várzea Grande.”

O deputado também comentou sobre as emendas destinadas à saúde, como R$ 250 mil para a compra de cadeiras odontológicas, e se UTIs forem instaladas no segundo andar, ele se comprometeu a aumentar o valor para a aquisição de um elevador. “Uma visita impressiona, e saio daqui bastante animado. Tenho certeza de que podem contar com o apoio do deputado Carlos Avalone para novas parcerias e melhorias na saúde de Várzea Grande.”

A secretária Deisi Bocalon afirmou que a visita dos promotores foi uma oportunidade para que conhecessem a realidade da saúde em Várzea Grande. “São portas que estão se abrindo e há uma necessidade de entender o que estamos fazendo, o que está acontecendo aqui, para que todos, como o Ministério Público, Tribunal de Contas, Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, possam nos ajudar. Estamos aqui também com o deputado Carlos Avalone, que já sinalizou emendas importantes para a compra de cadeiras odontológicas e para a instalação de um elevador, além da possível criação de novos leitos.”

Ela agradeceu a parceria das instituições e reafirmou que Várzea Grande está de braços abertos para qualquer autoridade que queira contribuir com melhorias para a cidade.

A visita também foi acompanhada pelos vereadores Miguel Angel Claros Paz Junior (Dr. Miguel Junior), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, e Rogério França Martins (Rogerinho Dakar).