
O Projeto Navio, uma iniciativa da Fiocruz Minas em parceria com a Marinha do Brasil e as Secretarias de Saúde de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizou 225 atendimentos em comunidades ribeirinhas de Cáceres entre os dias 23 e 30 de março.
A ação incluiu exames de rotina, testes sorológicos e moleculares, além de sequenciamento genético quando necessário. Profissionais da Marinha prestaram 146 atendimentos clínicos e realizaram 600 procedimentos odontológicos.
Durante a operação em Mato Grosso, o Laboratório Central do Estado (Lacen), a Superintendência de Vigilância em Saúde e o Escritório Regional de Saúde de Cáceres ofereceram suporte à iniciativa. As atividades contemplaram comunidades como Santo Antônio das Lendas, Barranco Vermelho, Porto Carne Seca e outras áreas ribeirinhas de Cáceres.
Professores e estudantes dos cursos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, e da Estácio de Sá também participaram dos atendimentos clínicos e odontológicos realizados pela Marinha.