
Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento por meio da Secretaria de Obras realizou limpeza no bairro Frei Salvador Rouquete, como também já vem sendo feitas em outros bairros.
Durante ação as limpezas se fazem necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya que vem acometendo a população do município nos últimos dias.
Durante as atividades, equipes compostas por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e funcionários da secretaria de obras recolhem materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como entulhos, restos de construção, materiais descartáveis, móveis velhos e pneus.

Foto: Andréia Araújo/omatogrosso.com
Vale ressaltar de que a ação é coordenada pelas Secretarias de Saúde, Obras e Infraestrutura e visa reduzir os casos dessas doenças no município e também contam com a ajuda da conciêntização da população.
Além da coleta, os agentes realizam orientações porta a porta, conscientizando os moradores sobre a importância de manter quintais e terrenos limpos para evitar a proliferação do mosquito, como também aplicando “fumacê” nas ruas e casas da cidade.

Foto: Andréia Araújo/omatogrosso.com
Na sexta-feira (03/01) o prefeito de Livramento, Dr. Thiago Almeida (União), decretou “situação de emergência” na saúde pública por conta dessas arboviroses. No decreto a prefeitura reconhece que o município vive um cenário alarmante sob a proliferação do mosquito.
Entenda as diferenças entre dengue, zika e chikungunya
Dengue: A dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.
Zika: A zika, associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.
Chikungunya: A chikungunya provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.