• fevereiro 26, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, utilizaram as redes sociais para enfatizar a importância da participação ativa da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. 

“A maioria das pessoas que procuram atendimento nas UPAs apresenta sintomas de dengue e chikungunya. No entanto, quando os agentes de endemias vão até as casas dessas pessoas, muitas não os recebem. Há moradores que se recusam a permitir a entrada dos profissionais para a inspeção e eliminação de possíveis criadouros”, alertou o prefeito Abilio Brunini.

Ele também chamou a atenção para a quantidade de terrenos baldios sem manutenção, que se transformam em locais propícios para a proliferação do mosquito. “Vamos aderir ao fumacê, ampliar a capacidade de atendimento nas UPAs e reforçar a distribuição de medicamentos. Mas, se você não cobrar seu vizinho para fazer a parte dele, não teremos sucesso. Essa luta não é só do Abílio, da secretária Lúcia, dos enfermeiros ou dos médicos. Precisamos do apoio de cada cidadão. Sem essa colaboração, nossas ações não terão o efeito esperado”, destacou.

A secretária de Saúde, Dra. Lúcia, reforçou que pequenas atitudes fazem toda a diferença na prevenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti. “São apenas dez minutinhos por semana para limpar o quintal e conscientizar o seu vizinho a fazer o mesmo. Com isso, podemos reduzir drasticamente os casos da doença”, afirmou.

As autoridades municipais apelam para que a população permita a entrada dos agentes de endemias em suas casas, elimine recipientes que possam acumular água e incentive os vizinhos a adotarem as mesmas medidas. Sem esse esforço coletivo, a proliferação do mosquito continuará representando um grave risco à saúde pública.

O combate ao Aedes aegypti é um dever de todos. Pequenas ações individuais podem gerar grandes avanços na luta contra as arboviroses.