
Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande recebeu a visita dos vereadores Gisa Barros, Sargento Galibert e Kleberson Feitoza. Os parlamentares estiveram no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (CADIM) e no setor de vacinas, acompanhados por profissionais da pasta, que prestaram todos os esclarecimentos solicitados.
Durante a visita, foram identificadas algumas vacinas com data de validade expirada. A equipe técnica explicou que se tratavam de doses remanescentes de campanhas realizadas em 2024, com vencimento em janeiro deste ano.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, informou que outras vacinas também perderam a validade em decorrência de oscilações de energia. “Esses imunizantes foram prontamente recolhidos das unidades de saúde e separados para descarte, conforme os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária”, afirmou.
Questionada pelos vereadores sobre o armazenamento dos imunizantes, Alessandra esclareceu que os procedimentos adotados estão dentro das normas, e que as doses vencidas não estavam na logística de distribuição às unidades.
A Secretaria de Saúde reforçou que todas as unidades do município estão abastecidas com vacinas atualizadas, incluindo a imunização contra a Influenza, e que a campanha segue normalmente. Além disso, a atual gestão já iniciou o processo de licitação para a aquisição de novas conservadoras, com o objetivo de garantir ainda mais segurança no armazenamento dos imunobiológicos.
No que se refere à estrutura do CADIM, a Secretaria informou que uma equipe está empenhada na reestruturação e organização do espaço, que recebe um grande volume de medicamentos e insumos destinados a todas as unidades hospitalares do município — o que demanda tempo e reforço de pessoal.