• março 15, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

O MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso, promoveu uma celebração especial pelos 31 anos da unidade, que serão completados neste sábado (15.03), reunindo doadores de sangue, funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e parceiros na sede, localizada na região central de Cuiabá, nesta sexta-feira (14.3). A festa foi animada com apresentações do grupo de siriri “Coração Atalaiense” e da banda da Polícia Militar, que trouxeram música e cultura para o evento.

A sede do MT Hemocentro em Cuiabá também realizou coleta de sangue neste sábado (15.3), das 7h30 às 12h, para atender os doadores que não podem comparecer durante a semana.

As doações realizadas no MT Hemocentro ajudam a abastecer hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado e desempenham um papel essencial na preservação de vidas. O banco de sangue é responsável por transfusões de sangue e pelo cadastro de doadores de medula óssea.

Patrícia Neves, secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, ressaltou que o MT Hemocentro não se limita a cuidar do sangue, mas também a cuidar do amor à vida e da manutenção da saúde. “Quero agradecer a todos vocês, aos doadores, aos servidores dessa casa pelo empenho e dedicação. O amor ao próximo acima de tudo”, disse.

Gian Carla Zanela, diretora do MT Hemocentro, afirmou que esta é uma oportunidade para valorizar o trabalho realizado ao longo de 31 anos por uma equipe altamente qualificada.

Segundo Gian Carla, a instituição conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em cidades estratégicas do interior do Estado, essenciais para facilitar a participação dos doadores e salvar vidas. A instituição também disponibiliza unidades móveis que visitam municípios e entidades parceiras. “É por meio dessas parcerias e doações que conseguimos produzir componentes essenciais para manter a saúde e a vida das pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas”, destacou.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em boa saúde e bem alimentado. Os interessados devem comparecer à unidade com um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, é necessária uma autorização assinada por um responsável.

Rafael Mendes, administrador e doador regular do MT Hemocentro há mais de quatro anos, esteve presente nesta sexta-feira e fez sua doação. Ele contou que sempre foi muito bem atendido e destacou a importância de doar sangue. “Quando você doa, está ajudando o próximo, e essa é a maior importância”, afirmou.

Representantes dos parceiros Motoclube Insanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Colégio Master, Casa da Amizade da UFMT, Pintor Sangue Bom, Família Borralho, Frigorífico Pantanal, Uniaselva, BPW, Os Últimos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sefaz) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e MD Mais Vida marcaram presença na comemoração.

As 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) espalhadas pelo interior também realizaram programações especiais para celebrar o aniversário da instituição.

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, em Cuiabá. Para agendar a doação de sangue, basta acessar este link. O agendamento também pode ser feito pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagem) ou pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e oferece atestado de doação. Para aqueles que compareceram e não puderam doar, a unidade fornece um comprovante de presença para justificar a ausência no trabalho.