• março 3, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

No último sábado (1º), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reuniu-se com a Prefeitura de Cuiabá para discutir o atual cenário das epidemias de dengue e chikungunya, propondo apoio nas ações de combate às doenças. O objetivo da reunião foi apresentar o panorama epidemiológico e alinhar estratégias para o controle da situação, que se agrava com o aumento de casos de doenças respiratórias.

Segundo o Painel de Arboviroses da SES, Cuiabá registra 3.425 casos confirmados de chikungunya e 11 mortes relacionadas, além de 709 casos de dengue e um óbito. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, se comprometeu a disponibilizar equipes para auxiliar o município, especialmente em um momento crítico como o atual.

“Estamos atuando em pleno sábado de Carnaval para encontrar soluções para o combate à dengue e chikungunya em Cuiabá. Nossas equipes estão focadas no diagnóstico da situação e, na próxima semana, o Ministério da Saúde divulgará um relatório do estudo feito na Capital. A partir disso, poderemos definir as medidas necessárias para enfrentar essa emergência”, afirmou Figueiredo.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, agradeceu o apoio do Estado, destacando que a prefeitura tem enfrentado dificuldades no controle das epidemias desde 2024, quando os casos de chikungunya começaram a crescer, e que o problema se intensificou em janeiro de 2025 com a fragilidade da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos próximos dias, a SES-MT implantará um Centro de Operações de Emergência (COE), que reunirá autoridades e profissionais de saúde para debater ações de enfrentamento à dengue e chikungunya em Mato Grosso.