
Cinco pacientes que aguardavam por um transplante foram beneficiados com a doação de dois rins, um fígado e duas córneas, graças ao gesto solidário de uma família em Cuiabá. A captação dos múltiplos órgãos foi realizada pela Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), na manhã desta terça-feira (15.04), no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
A equipe especializada na captação veio do Espírito Santo, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que garantiu o transporte rápido e seguro dos profissionais. O procedimento teve início às 6h35 e foi finalizado às 8h30.
Este foi o terceiro procedimento de captação de múltiplos órgãos realizado no estado em 2025. Em 2024, Mato Grosso registrou 13 ações semelhantes, com a doação de 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enalteceu o trabalho das equipes envolvidas e a atitude generosa da família doadora.
“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que, mesmo em um momento de dor, decidem ajudar o próximo. Parabenizo também o esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes, que atuam com excelência e sensibilidade”, afirmou.
A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, destacou o investimento contínuo na capacitação dos profissionais que atuam nos hospitais notificadores.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve ações permanentes de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tanto com os profissionais de saúde quanto com a sociedade em geral”, disse.
Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou o trabalho de conscientização e os avanços na área de transplantes em Mato Grosso.
“Além da mobilização das equipes e das famílias, o Estado tem atuado firmemente para a reativação do transplante renal, e hoje já contamos novamente com esse serviço, resultado direto do esforço coletivo e da gestão comprometida”, concluiu.