• maio 2, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

A Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso realizou mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Foram retirados dois rins, um fígado e duas córneas, que agora darão uma nova chance de vida a cinco pacientes que aguardavam por transplantes.

A equipe médica veio de Mato Grosso do Sul, com o suporte logístico de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia começou às 8h e foi finalizada às 11h10.

Essa foi a quarta captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 no estado. A última havia ocorrido há duas semanas, também na capital. Em todo o ano de 2024, foram feitas 13 captações em Mato Grosso, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações doados.

“Graças à solidariedade de uma família enlutada, será possível salvar cinco vidas. Isso é motivo de orgulho para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para todos que fazem parte dessa rede de solidariedade que cresce a cada dia”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destacou o esforço contínuo na capacitação de profissionais e na conscientização da sociedade. “A captação de múltiplos órgãos é uma operação complexa, que só acontece com o envolvimento de muitas mãos e corações. Trabalhamos para fortalecer essa cultura de doação”, afirmou.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, parabenizou o empenho das equipes e ressaltou a importância da retomada dos transplantes renais em Mato Grosso. “O Estado não tem medido esforços para ampliar esse trabalho. A reativação dos transplantes de rim é uma conquista importante para a saúde pública e para quem espera por uma nova chance de viver”, finalizou.