• janeiro 23, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

Sabemos que manter os níveis de colesterol controlados é fundamental para a saúde cardiovascular e para prevenir doenças como infarto e derrame. A adoção de uma rotina alimentar saudável, incluindo bebidas com propriedades nutricionais benéficas, é parte importante para a redução das taxas e proteção das artérias.

A prevenção do colesterol alto começa com a adoção de hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e à prática de atividades físicas. Manter uma dieta equilibrada, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, é uma das principais estratégias. Para alguns pacientes, o uso de medicamentos também pode ser necessário.

Veja os tês sucos naturais que ajudam nesses casos

1 – Suco de laranja com berinjela

A berinjela é uma excelente fonte de fibra solúvel. O consumo dela contribui para a eliminação do colesterol pelas fezes. A laranja entra na receita para tornar o suco mais agradável ao paladar, além de ajudar a melhorar a imunidade por meio da vitamina C.

Modo de preparo: bata no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca e 200 ml de suco puro de laranja.

2 – Suco de uva
A fruta possui resveratrol, que tem ação antioxidante e anticancerígena, além de ajudar na renovação celular do organismo.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com 1/2 copo de água. O ideal é não coar e nem adoçar.

3 – Suco de tomate

Rico em potássio, ele atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutrientes para o interior das células, além de ter licopeno, que diminui o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Modo de preparo: bater no liquidificador 3 tomates maduros com casca, 150 ml de água e temperar com sal, pimenta-preta e louro em pó.

4 -Suco de melancia

A melancia é rica em antioxidantes que protegem as artérias dos danos do LDL. O consumo da fruta ajuda na diminuição das placas de gordura no organismo.

Modo de preparo: bata 2 fatias de melancia com casca e tome em seguida.

Saiba que o colesterol alto tende a ser silencioso, manifestando sintomas apenas quando as artérias já estão comprometidas, dificultando a circulação adeqauda do sangue devido ao acúmulo de gordura.

Fique atento entre os sinais que podem indicar colesterol alto, estão:

  • Dor ou desconforto no peito;
  • Falta de ar;
  • Fadiga após esforço físico;
  • Dores nas pernas ao caminhar;
  • Inchaço nos pés;
  • Queda de pelos nas pernas;
  • Pele fria e palidez nos dedos.