O Hospital e Maternidade Lírios dos Vales, localizado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, corre o risco de interdição imediata por não possuir alvará sanitário. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Vigilância Sanitária Estadual.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o hospital solicitou o alvará sanitário em 5 de julho de 2024, mas o pedido foi indeferido devido ao não cumprimento dos requisitos documentais exigidos.
“Por oferecer serviços de alto risco sanitário, o hospital não pode funcionar sem o devido licenciamento e está sujeito à interdição a qualquer momento”, informou a SES-MT em nota oficial.
Materiais hospitalares eram esterilizados em unidade pública
Além da falta de alvará, uma denúncia revelou que o hospital enviava materiais para esterilização gratuita na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase, em Várzea Grande. O procedimento foi autorizado pelo coordenador da unidade, Alessandro Roberto Rondon de Brito, que, após a denúncia, foi exonerado do cargo pela prefeita Flávia Moretti (PL).
Diante dos fatos, a Vigilância Sanitária Estadual informou que tomará as medidas cabíveis para garantir a regularização da unidade hospitalar e a segurança dos pacientes.