- fevereiro 4, 2025
- geffersonnascimento
- 0
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) lançou o Painel Arboviroses, uma plataforma de monitoramento em tempo real dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya no estado. A ferramenta permite a consulta dos números de casos prováveis e confirmados dessas doenças em todos os municípios, além de indicar o nível de incidência em cada localidade.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, o painel é fundamental para acompanhar a evolução das infecções e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. “Com essa ferramenta, conseguimos monitorar os casos e reforçar a necessidade de ações simples, como a limpeza dos quintais e a eliminação de locais com água parada, que ajudam a reduzir a proliferação do Aedes aegypti”, destacou.
Prevenção em 10 minutos
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10 minutos diários são suficientes para adotar medidas eficazes contra o mosquito transmissor, como:
– Verificar e eliminar locais com acúmulo de água;
– Tampar caixas d’água;
-Esvaziar recipientes e descartar corretamente o lixo;
-Limpar calhas e evitar o acúmulo de entulho;
-Guardar pneus em locais cobertos;
-Utilizar repelentes.
Diferenças entre as arboviroses
- Dengue: febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que podem variar em gravidade.
- Zika: associada a complicações neurológicas e, em gestantes, pode causar malformações no bebê.
- Chikungunya: febre e dores articulares intensas, que podem persistir e se tornar crônicas.
Com o Painel Arboviroses, o acompanhamento das doenças se torna mais acessível, permitindo ações mais efetivas no combate ao Aedes aegypti e suas consequências para a saúde pública.
F: Thaís Fávaro/SES/MT