• maio 3, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta à população e às prefeituras sobre a preocupante baixa adesão à campanha de vacinação contra a influenza. Até o momento, apenas 138.603 doses foram aplicadas em todo o estado, o que representa 10,42% da cobertura vacinal entre o público prioritário.

O Estado já distribuiu 856 mil doses da vacina aos 141 municípios, mas a aplicação depende diretamente das gestões municipais. A campanha contempla, prioritariamente, crianças de até cinco anos, idosos e gestantes, além de grupos estratégicos como puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde e educação, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas com doenças crônicas.

A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, que responde interinamente pela pasta, reforçou o papel do Estado no suporte técnico e logístico aos municípios.

“A vacinação está disponível no SUS para os grupos prioritário e estratégico. O Estado fez a distribuição das doses, prestou as orientações técnicas e acompanha os dados de cobertura vacinal. A execução, no entanto, é de responsabilidade das prefeituras”, destacou.

Alessandra também chamou atenção para o cuidado com o público infantil, especialmente diante da aproximação do inverno.

“As crianças menores de cinco anos estão mais suscetíveis às doenças respiratórias típicas do frio. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe e pode evitar complicações graves. É essencial que os pais levem seus filhos às unidades de saúde”, enfatizou.

A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.