
No último sábado (12), a Prefeitura de Rondonópolis deu início à retirada dos alambrados que cercavam a Praça Brasil, uma das mais tradicionais da cidade. A ação marca o cumprimento de uma indicação feita ainda no início do mandato pelo vereador Wesley Cláudio (Novo), que na tribuna da Câmara Municipal e em entrevista ao SBT reforçou a remoção das grades como parte de uma política de liberdade, inclusao e valorização dos espaços públicos da convivência comunitária.
O prefeito Cláudio Ferreira acompanhou pessoalmente a retirada das estruturas metálicas e anunciou que a medida será estendida para todas as praças públicas do município. A decisão, segundo ele, corrige um erro da gestão anterior: “Foi uma decisão equivocada. Não trouxe os benefícios prometidos e ainda impediu que os espaços fossem utilizados plenamente pela população”, declarou.
Além de atender a uma demanda do vereador Wesley Cláudio, a Prefeitura explicou que as estruturas retiradas serão reaproveitadas em locais que realmente necessitam de cercamento, como o prédio da Unemat, que sofre com falta de segurança, e o Horto Florestal. A medida visa evitar o desperdício de recursos públicos e promover uma ocupação mais racional e inclusiva da cidade.
“Nosso mandato foi o primeiro a levantar essa bandeira. Cercas e alambrados afastam a população e impedem que os espaços públicos cumpram sua função social. Estamos felizes em ver que o prefeito entendeu a importância dessa proposta e está colocando em prática”, destacou Wesley Cláudio.
Desde o início do seu trabalho no Legislativo, o parlamentar tem pautado seu mandato pelo contato direto com a população e pela defesa de uma cidade mais humana, com praças abertas, acessíveis e bem cuidadas. A retirada dos alambrados da Praça Brasil é um símbolo dessa nova postura política que une o Executivo e o Legislativo em torno de melhorias concretas para os cidadãos.
A expectativa é que outras praças da cidade também passem pelo mesmo processo de abertura, com foco na promoção do lazer, do bem-estar e da segurança por meio do uso consciente dos espaços públicos.