• abril 8, 2025
  • geffersonnascimento
  • 0

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (MT) lançou, na manhã desta terça-feira (8), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A imunização está disponível nas 63 unidades básicas de saúde da cidade e ocorre de forma escalonada, com prioridade para os grupos considerados mais vulneráveis.

Nesta primeira fase, estão sendo atendidos: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e da educação, membros das forças de segurança, pessoas imunossuprimidas e portadores de doenças crônicas.

“A distribuição dos imunizantes foram realizadas já hoje, 100% das nossas unidades mantém a equipe preparada com todos os imunizantes para estar recebendo a nossa população. Lembrando que os grupos não prioritários nós teremos sim depois do dia 10 de maio, nós vamos estar atendendo a população não prioritária também. Esse mês está dedicado exclusivamente aos profissionais da saúde, professores em sala de aula, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 6 anos de idade, enfim grupo prioritário”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapin.

O objetivo da campanha é reduzir os impactos da gripe, principalmente entre as populações com maior risco de complicações. O Dia “D” de mobilização nacional será em 10 de maio, data em que todas as unidades funcionarão para ampliar a cobertura vacinal.

A partir de 21 de abril, a vacinação será estendida às unidades de educação infantil, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação.

A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A proteção completa leva entre duas e três semanas para ser efetivada. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.

A imunização é considerada fundamental para prevenir os casos graves da gripe e diminuir os sintomas, especialmente entre os públicos mais suscetíveis.