O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi oficialmente premiado com a classificação Ouro no WSO Angels Awards, uma premiação internacional que reconhece hospitais que atingem padrões elevados no tratamento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cerimônia de entrega ocorreu na noite desta quinta-feira (20), durante o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), no Hotel Inter, em Cuiabá.

Com essa conquista, o Hospital Regional de Rondonópolis se torna a primeira unidade pública do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso a receber a certificação internacional, um marco para a saúde do estado. Na mesma cerimônia, 31 municípios de Mato Grosso também foram premiados pelo programa Imuniza Mais MT, reconhecendo os avanços na cobertura vacinal.

A certificação Ouro é concedida a hospitais que demonstram excelência no atendimento a pacientes com AVC, atingindo critérios como a administração de medicamentos em até 60 minutos após a chegada do paciente (tempo porta-agulha), uso adequado da trombólise e aderência às diretrizes de profilaxia secundária para prevenção de novos AVCs.

Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde, parabenizou o Hospital Regional de Rondonópolis pela conquista, ressaltando a importância do investimento na área da saúde e o trabalho de excelência desenvolvido nos últimos seis anos. “Essa certificação é a validação do grande trabalho que vem sendo feito, além do efetivo investimento em saúde”, afirmou o secretário.

O consultor científico da Angels no Brasil, Lucas Luizão, explicou que a premiação, realizada em parceria com a Iniciativa Angels (projeto da Boehringer Ingelheim) e a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization), tem como objetivo reconhecer os hospitais que se destacam no tratamento de AVC, e destacou a importância do Hospital Regional de Rondonópolis, que, ao se tornar a primeira unidade pública de Mato Grosso a obter a certificação Ouro, serve como exemplo de excelência. Ele também enfatizou a necessidade de recertificação trimestral para garantir a continuidade da qualidade no atendimento.

A diretora do Hospital Regional de Rondonópolis, Milena Polizel, ressaltou os avanços significativos no tratamento de AVC, destacando que, antes do início do projeto MT sem AVC, a unidade atendia cerca de seis pacientes por ano sem sequelas. Hoje, com a implementação de protocolos de agilidade no diagnóstico e medicação, 26 pacientes já foram devolvidos à sociedade sem sequelas, um grande marco para a instituição.

Milena também revelou que a próxima meta do hospital é conquistar o prêmio Platinum, para o qual o tempo porta-agulha precisa ser reduzido a até 45 minutos. A gestão estadual já planeja expandir os protocolos adotados em Rondonópolis para os demais hospitais regionais do estado, por meio do projeto MT sem AVC, com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com AVC em toda a Região Sul de Mato Grosso.

O Hospital Regional de Rondonópolis, atualmente responsável pelo atendimento de 19 municípios da região, é o único hospital na cidade que trata casos de AVC, consolidando-se como referência no tratamento e na gestão de saúde pública no estado.

O post Hospital Regional de Rondonópolis recebe certificação ouro no prêmio Wso Angels Awards por excelência no atendimento ao AVC apareceu primeiro em Burburinho MT.